terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

À la Recherche d'une Vie Meilleure

La recherche d’un meilleur endroit a poussé les Basques à immigrer avec destination à l’Amérique du Sud, principalement en Uruguay, l’Argentine et le Chili. L’an 1830 a été le début de l’immigration basque. Quelques milliers de familles basques ont affronté la longue distance pour débarquer dans une nouvelle place, en espérant y trouver meilleures conditions de vie et concrétiser leur rêve. Un billet en bateau coûtait de 350 à 400 francs. Le mouvement de passager augmentait à chaque jour. Entre eux, en 1841, nous retrouvons Grégoire Goyheneix et Pierre Goyheneix, à l’âge de 21 et 20 ans, respectivement. Dans cette année, ils ont quitté la ville de Menditte (Aquitaine, Basses-pyrénées, France) où ils  sont nés. Le destin c’était Montevideo, en Uruguay, où ils sont arrivés le 12 juillet 1841.( www.genfrancesa.com/registrosnantes/uruguay/index.html, registre 380 (1839 à 1841) selon le nombre d’ordre 4530 et 4531).
À cause de la Grande Guerre en Uruguay, de 1843 à 1851, les Basques se rendent vers l’Argentine et au Brésil. Grâce à cela, Grégoire Goyheneix et sa femme Marie Salles et le cousin Pierre Goyheneix et sa femme Marianne Etchegoyen sont partis vers le Brésil, mais précisément à la ville de Pelotas (située à l’extrême sud), où ils se sont installés et y demeurèrent à jamais.

À la suite des publications sur ce blogue, on connaîtra mieux l’histoire du couple Grégoire Goyheineix et Marie Salles, mes trisaïeuls, et la vaste descendance ce qu’ils ont laissé à Pelotas.

La signification du drapeau basque :
Le rouge représente le peuple ;
La croix verte représente la loi, au-dessus du peuple ;
La croix blanche représente le Dieu, au-dessus de la loi et du peuple.

La signification du nom Goyheneix :
GOYHENEIX c’est un nom de famille d’origine basque, une variation de goienetxe, qui désigne la maison la plus haute, placée sur une  colline et le nome se rapporte au propriétaire de cette maison (goien, goihen = le plus haut + etxe = maison).

A Procura de uma Vida Melhor

Anúncio de viagem
A procura de um lugar melhor para as suas famílias obrigou os bascos a imigrarem para a América do Sul, principalmente Uruguai, Argentina e Chile. Os bascos eram conhecidos por serem ótimos artesãos, fortes, resistentes às mais diferentes tarefas, obstinados,  econômicos, hospitaleiros e com uma forte determinação do dever a cumprir. Samuel Lafone, um rico negociante britânico, propôs ao governo do Uruguai contratos de mão de obra basca que ele se responsabilizaria pela contratação. Sendo assim, Lafone envia o francês Alfred Bellemar prospectar alguns lugares do país basco, com a finalidade de fazer a propaganda e organizar as primeiras partidas para o Uruguai. Em 1830 começou a imigração basca.  Milhares de famílias bascas buscavam enfrentar a longa distância e chegar a um novo lugar, na esperança de encontrar condições melhores para realizar seu sonho.

A procura por passagens, que custavam de 350 a 400 francos em 1840-1843, aumentava entre as agências de imigração. Para viajar, eles deviam manifestar que se encontravam em perfeitas condições para enfrentar a viagem. Estas duravam 22 dias em navios a vapor, apodrecidos, cabendo aos imigrantes levar um colchão, roupa de cama e de corpo. As agências se responsabilizavam em deixá-los  no  destino  e fornecer a alimentação. Eles viajavam em espaços de entrecoberta (des entreponts) do navio. Muitos não chegaram ao seu destino por falecerem no caminho e eram jogados ao mar.

Os jovens encontravam apoio da família para realizar a travessia, as quais buscavam empréstimos entre vizinhos, comerciantes da cidade, com a finalidade de pagar a passagem. Para garantir a operação, elas hipotecavam seus bens com a promessa de liquidar a dívida no prazo de um ano.

Entre estes jovens encontramos Grégoire Goyheneix e seu primo Pierre Goyheneix, de profissão carpinteiros, que em 1841, com 21 e 20 anos de idade, respectivamente, deixaram a cidade de Menditte, situada na menor província basca, a província de “La Soule”, nos baixos pireneus, na região da Aquitânia, em direção a Montevideo, no Uruguai. Grégoire et Pierre desembarcaram em Montevideo em 12 julho 1841 e matrículas respectivas 4531 e 4530 no Consulado Francês.

Grande número de bascos se instalou em Montevideo, Uruguai no intuito de recuperar as despesas com a viagem. Lá, executavam serviços de padeiros, comerciantes, pedreiros, carpinteiros, marceneiros, sapateiros, fabricantes de cadeiras, construção e reparação de navios. Os que possuíam melhores condições financeiras, os mais ricos, partiram para a aquisição de fazendas agrícolas. No campo, era comum ver a quantidade de pastores bascos, tarefa que estavam acostumados a fazer na sua região de origem. Com a “Grande Guerra” do Uruguai, de 1843 a 1851, eles se dirigiram para Argentina e para o Brasil. Foi assim que Grégoire e sua esposa Marie Salles, o seu primo Pierre Goyheneix e a esposa Marianne Etchegoyen partiram em direção ao Brasil e fixaram residência em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Grégoire e Marie Salles chegaram com suas duas filhas Maria Izidora e Marianne Salles Goyheneix, nascidas no Uruguai.
SIGNIFICADO DA BANDEIRA BASCA

O vermelho representa o Povo;

A cruz verde representa a Lei, acima do povo;

A cruz branca representa Deus, acima da lei e do povo.

SIGNIFICADO DO NOME GOYHENEIX

GOYHENEIX é um nome de família de origem basca, variação de goienetxe, designando a casa mais alta, situada sobre uma colina e o nome aplicado ao proprietário desta casa. Designa, também, aquele que mora na casa (maison) mais alta,eventualmente, a casa mais importante, (goien, goihen = le plus haut + etxe = maison).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

todo comentário sobre indícios de informações sobre meus antepassados será bem vindo.